segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Maquiadora do 'Esquadrão da moda' e responsável pelo visual de famosas, Carmindy dá suas dicas para a mulher comum

11/09/2010
Source: O Globo

RIO - Experimente fazer a Carmindy perguntas tão diferentes quanto "que tipo de sombras devo usar na primavera?", ou "batons laranja vão continuar na moda?". Maquiadora do "Esquadrão da moda", exibido no Brasil pelo Discovery Home & Health, às quartas-feiras, 23h, Carmindy Kathryn Bowyer Acosta tem respostas para essas e mais outras tantas questões. Não é à toa que ela, aos 39 anos, é quase um anjo da guarda das vítimas de Stacy London e Clinton Kelly na atração - e uma espécie de guru do make-up. Simpática e direta, Carmindy tem como função no programa convencer as participantes de que um visual bonito e natural é tudo na vida.

- Eu gosto de dar mais confiança e poder às mulheres - conta Carmindy, por telefone. - Trabalho como maquiadora há mais de 20 anos, e trabalhar no mundo da moda, com modelos e celebridades, era interessante e divertido. Mas nada é tão maravilhoso quanto lidar com mulheres reais no "Esquadrão da moda", porque no programa estamos transformando vidas. Essas mulheres estão mudando o jeito com que veem a si mesmas, e aí suas vidas melhoram.

Antes do programa, que está em sua sétima temporada nos Estados Unidos, Carmindy já tinha um currículo turbinadíssimo. Trabalhos para as revistas "GQ", "Marie Claire" e "InStyle"? Sim, claro. E para marcas de maquiagem superfamosas, como Maybelline, Sephora e Almay? Com certeza. O convite para "Esquadrão da moda" surgiu por causa de Stacy, com quem a maquiadora já havia trabalhado.

- Na época, era maquiadora em Nova York e porta-voz de várias marcas de cosméticos, então sempre ia a programas matinais nas emissoras locais para falar sobre tendências para a estação. Já tinha alguma experiência em TV quando estavam fazendo a seleção para "Esquadrão da moda" (no original, "What not to wear") e Stacy disse: "ah, vocês têm que conversar com a Carmindy". Já havia trabalhado com ela no passado, em algumas revistas. Stacy era a editora e eu a maquiadora, fizemos vários editoriais de moda juntas. Os produtores me chamaram, nos encontramos e ganhei o emprego na hora - lembra Carmindy.

Depois de tantos anos de experiência, ela conta que o erro básico de muitas mulheres na hora de se maquiar é o mesmo: não saber que cores e tons escolher. Para ajudar a resolver essa problemática, acabou lançando cinco livros (abaixo, está um dos mais recentes) e uma marca própria de produtos. Mas ainda assim, a maquiadora garante: os pedidos de mulheres comuns são quase os mesmos de famosas como Heidi Klum (atualmente à frente de "Project runway") e Cindy Crawford, com quem já trabalhou.

- O que faço é treinar e ensinar mulheres a repensar a maneira com que elas definem beleza. Se ela tem um nariz largo ou olhos apertados, não tento mudar ou consertar alguma falha. Tento destacar o que já é naturalmente bonito - explica.

E um programa solo? A maquiadora não descarta a ideia, apesar de ressaltar que é amiga da dupla de apresentadores do "Esquadrão" dentro e fora do set:

- Tenho um monte de ideias vindas de mulheres comuns e até de jornalistas. Todas elas dizem que querem ver e aprender mais sobre maquiagem. Então sim, tenho alguns projetos sobre isso. Vamos ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário